Sugestões de Natal para os mais pequenos

Cabe sempre mais um livro no sapatinho!

A pensar em quem ainda não tem todos os presentes para o Natal, a Fábrica do Terror compilou algumas sugestões de livros de terror natalício (nacional e estrangeiro) para os mais novos, que os mais crescidos também vão querer ler.

Avatar photo
Marta Nazaré

Conto de Natal (em BD) / Cântico de Natal (em romance), de Charles Dickens

Recomendado para 12+

Um livro que se encontra no Plano Nacional de Leitura. Tem agora disponível, também, uma edição em banda desenhada.
Quem ainda não ouviu falar de Scrooge, um homem de negócios egoísta e avarento, que nem sequer gostava do Natal? Quando somos desagradáveis para todos à nossa volta, arriscamo-nos a ser visitados por três fantasmas na véspera de Natal. Não queremos que isso aconteça, nem que a nossa sina seja vaguear pela terra para toda a eternidade, como Jacob Marley, o antigo sócio de Scrooge. Pelo sim, pelo não, sejam bonzinhos.

Feliz Natal, Lobo Mau, de Clara Cunha

Recomendado para 3+

O Lobo Mau, agora menos malvado do que em contos de outrora, anda à procura do Capuchinho Vermelho, mas encontra o Pai Natal. Não sabendo quem é, e vendo que ele se veste com a mesma cor da menina que procura, bombardeia-o com perguntas. Será que o Pai Natal vai conseguir explicar-lhe quem ele é antes de perder a paciência? Como compreendo o Lobo Mau. Quem é que nunca passou horas a tentar perceber como é que um senhor tão gorducho passa pela chaminé? Vamos ficar finalmente a saber a resposta a estas e outras perguntas.

Como o Grinch Roubou o Natal, de Theodor Seuss Geisel

Recomendado para 7+

Um clássico da literatura infantil que se encontra no Plano Nacional de Leitura.
Grinch, tal como Scrooge de Cântico de Natal, odeia o Natal. Nem quer ouvir falar dele sequer! É tal o ódio que sente por tudo o que esta quadra representa que, um dia, tem uma ideia horrível: acabar de vez com o Natal. Só que as coisas não correram como ele planeara. 

Lili: O Natal no Fundo da Caixa, de Manuel Alves

Recomendado para 15+

Esta obra encontra-se disponível apenas em ebook, mas não deixa de ser uma boa prenda para quem goste de ler em formato digital. Embora seja o segundo volume de uma coleção, pode ser lido em separado.
Lili, uma menina ansiosa por saber o que contém o seu presente de Natal, decide não esperar pelo dia de o abrir. O que estará lá dentro? Até estou com medo só de imaginar.

O Lobo Que Não Gostava do Natal, de Orianne Lallemand

Recomendado para 6+

O que é que se passa para tantas pessoas não gostarem do Natal? Para o Lobo, esta quadra causa-lhe dores de cabeça. Como eu o compreendo. É muita azáfama, não é?
Nesta história, os amigos do Lobo decidem mostrar-lhe que esta altura do ano é especial. Espero que consigam.
Indisponível na editora, mas à venda na Bertrand.

Ninguém Dá Prendas ao Pai Natal, Ana Saldanha

Recomendado para 4+

Outra obra no Plano Nacional de Leitura.
Pois é. O Pai Natal passa o ano a trabalhar e, quando chega a hora, ninguém se lembra dele. Nem uma prendinha. Não é de admirar que esteja tão triste. Neste «mundo às avessas», preparem-se para encontrar o Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira, o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate, a Raposa e o Lobo Mau. O que estão eles a fazer nesta história? Terão vindo consolar o velho das barbas? Só lendo é que ficam a saber. Façamos figas para não ficarmos sem Natal. Não podemos exagerar no terror, está bem?

Não Abras Este Livro Nem no Natal, de Andy Lee

Recomendado para 4+

Sei que devem estar mortinhos por ler este livro. Mais ainda se conhecem os outros volumes da coleção. Mas, por favor, não o façam. Não sou eu que vos peço, é o Sr. Azul. Ele disse-me que este livro cheira mal e não traz nada de bom. Se por acaso o receberem este Natal, façam o que fizerem, não o abram. O melhor é enterrá-lo no quintal ou correm o risco de serem afetados pela maldição. Maldição?! Que maldição? Ups, já falei demais! 

Contos de Natal, de Hans Christian Andersen

Recomendado para 7+

Pertence ao Plano Nacional de Leitura. É recomendado para apoio a projetos de Natal dos terceiros, quartos, quintos e sextos anos de escolaridade.
Quase dois séculos depois de terem sido publicadas pela primeira vez, as histórias de Hans Christian Andersen continuam a encantar miúdos e graúdos. Inteiramente dedicada ao Natal, esta coleção contém clássicos como «O Pinheirinho», «A Menina dos Fósforos», «A Rainha da Neve» e «O Soldadinho de Chumbo». 

O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton

Recomendado para 9+

Jack Esquelético encontra-se entediado com o Dia das Bruxas. Um dia, num passeio, encontra uma porta esculpida numa árvore. Do outro lado, está a Cidade do Natal. Deslumbrado pela luz e animação, Jack decide raptar o Pai Natal e levá-lo para o Dia das Bruxas. O que será que vai acontecer?
Nesta altura do ano, quando me pedem para sugerir um livro de Natal, penso sempre em O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton. É um daqueles clássicos de leitura obrigatória para qualquer fã de terror. Pode ser lido tanto no Dia das Bruxas como na Véspera de Natal. Infelizmente, caros leitores, não tenho boas notícias. A versão traduzida há muito que se encontra esgotada em todas as livrarias, mas pode ser que encontre este livro num alfarrabista. Porém, não quis deixar de mencionar esta obra na esperança de que a Orfeu Negro atenda o meu pedido e volte a reeditá-la. Talvez para o próximo Natal, quem sabe? Prometo portar-me muito bem.