43.º Fantasporto: Os Momentos Importantes
24 de fevereiro a 5 de março
Bem-vindos ao Fantasporto 2023!
O Fantasporto está de volta, e cada vez mais forte a nível internacional.
Antestreias mundiais, europeias, internacionais e nacionais.
O ano da trilogia Melchior, dos últimos filmes de Zanussi, Eiji Uchida, Milcho Manchevski, Vassilis Mazomenos, Takashi Shimizu ou do oscarizado Kristóf Deák, do cinema europeu que volta em força ou do vindo da Ásia e que mantém o seu impacto no Fantasporto. No fundo, 68 países sujeitos a seleção com centenas de filmes extremamente recentes, isto para chegarmos a uma seleção final de 86 antestreias absolutas em Portugal, com sabores diversificados, mas sobretudo reflexo do melhor cinema que se vem fazendo a nível mundial e, particularmente, no nosso país.
É também o ano das Movie Talks — ciclo de conferências e debates aberto a todos para refletir sobre o estado atual do cinema no mundo e em Portugal, com a colaboração de prestigiados profissionais de cinema nacionais e internacionais.
Celebramos a 43ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto num novo espaço recém-inaugurado, o histórico Cinema Batalha, agora denominado Batalha – Centro de Cinema, bem no centro da cidade, junto ao Teatro S. João e à zona comercial mais nobre da cidade, a Rua de Santa Catarina.
Júris do Fantasporto 2023
Cinema Fantástico
Lawrence Trott (Reino Unido)
Crítico de cinema, escritor e cineasta britânico, foi diretor do Serviço de Audiovisual da polícia britânica durante muitos anos. Apresenta o seu romance Escape, sobre a fuga de uma família curda para a Inglaterra. Participa também nas MOVIE TALKS, falando sobre Movie potential and writing movies.
Luís Rosales (Espanha)
Crítico de cinema.
Sandra Henriques (Portugal)
Jornalista. Editora e diretora da Fábrica do Terror.
Marta Benyei (Hungria)
Perita com mais de 35 anos de experiência na indústria cinematográfica. Começou como especialista de mercados e compradora de direitos. Responsável pelo Departamento de Festivais do National Film Institute da Hungria desde 2004, representante-substituta da Hungria no Programa Eurimages e colaboradora do Fantasporto há décadas. Participante nas MOVIE TALKS.
Orient Express e Semana dos Realizadores
Anthony Waller (Reino Unido)
Realizador e produtor de, entre várias outras produções, An American Werewolf in Paris, filme vencedor do Grande Prémio e Prémio do Público do festival de Gérardmer em 1998, e do filme de culto do horror, este ano exibido no Fantasporto na sua cópia restaurada 4K, Mute Witness.
Isabel Pina (Portugal)
Realizadora e produtora. 40 Anos do Fantasporto é a primeira longa-metragem da realizadora que anteriormente dirigiu as curtas Motorphobia (2014) e (In)Sanidade (2011). Participa nas MOVIE TALKS no debate Depois do filme – a encruzilhada do cinema Português.
Pedro Farate (Portugal)
Diretor de fotografia e realizador, foi responsável pela fotografia de vários êxitos do cinema português, nomeadamente A Sublime Life (2018) e Já nada Sei, Prémio Melhor Fotografia no Treasure Coast Festival (EUA), apresentado fora de concurso no Fantasporto. Participa no programa MOVIE TALKS, no debate Do ensino de cinema à concretização.
Marina Anna Eich (Alemanha)
Atriz e produtora alemã, nascida em 1976, conhecida por Break (2009), The Truth of Lie (2011), exibido no Fantasporto, Illusion (2013), Taste of Life (2017) ou Roland Reber ‘s Cabaret of Death ( 2019).
Prémio Cinema Português
Luís Moya (Portugal)
Realizador vencedor do Prémio do Público do Fantasporto 2022 com Por Detrás da Moeda e do Prémio de Cinema Português, em 2013, com Mia Mia Sudan Tamam Tamam (2013). Participa nas MOVIE TALKS, nos debates Do ensino de cinema à concretização e Depois do filme – a encruzilhada do cinema português.
Regina Machado (Portugal)
Licenciada pela Faculdade de Belas Artes. Trabalha em produção, comunicação e programação de cinema. Faz parte da direção do Cineclube do Porto. Em 2014, entrou na Casa da Animação e, em 2018, assumiu a sua direção.
Danyel Guerra (Brasil)
Jornalista, escritor e historiador. Enquanto jornalista, trabalhou nos diários Notícias da Tarde, Jornal de Notícias e Correio da Manhã. Entre os livros publicados, contam-se Oito e Demy (2014) e O Português do Cinemoda (2015).
Os Realizadores Presentes
Ferdinand Lapuz
(Produtor Homenageado, Filipinas)
Julian Richards
(Darklands, Reino Unido)
Anthony Waller
(Mute Witness, Reino Unido)
Krzysztof Zanussi
(Perfect Number, Polónia)
Vassilis Mazomenos
(Purgatory, Grécia)
Russell Owen
(Shepherd, Reino Unido)
Serpil Altin
(Once Upon a Time in the Future: 2121, Turquia)
Tiago Santos
(S.Ó.S., Portugal)
Paul Wilkins
(The Ghost Writer, Reino Unido)
Karim Ouelhaj
(Megalomaniac, Bélgica)
Eiji Uchida
(Life of Mariko in Kabukicho, Japão)
Fabrice Blin
(The Thing Behind the Door, França)
Patrick Rea
(They Wait in the Dark, EUA)
Francesco Picone
(Dead Bride, Itália)
Elmo Nüganen
(Melchior the Apothecary, Estónia)
Luís Diogo
(Já Nada Sei, Portugal)
Isabel Pina
(40 Anos de Fantasporto, Portugal)
Pedro Gil Vasconcelos
(O Meu Caminho, Portugal)
Tito Fernandes
(Incubus, Portugal)
Vincenzo Ricchiuto
(The Goldsmith/ L’Órafo, Itália)
Marc Carreté
(Lagunas, La Guarida del Diablo, Espanha)
T.M. Malones
(Kargo, Filipinas)
Hans Herbots
(Ritual, Bélgica)
Momentos Únicos, a Não Perder
A Trilogia Melchior
A trilogia Melchior, três longas-metragens com grande qualidade para os amantes de História e do ambiente de O Nome da Rosa, que mostram a excelência do cinema estoniano, tudo na presença do realizador Elmo Nüganen, que nos falará sobre este grande projeto europeu.
Melchior the Apothecary
Melchior the Apothecary: The Ghost
Melchior the Apothecary: The Executioner’s Daughter
O Cinema Filipino
O grande cinema realista das Filipinas, já anteriormente premiado no Fantasporto, e na presença de diversos realizadores, atrizes e atores, bem como do seu produtor, Ferdinand Lapuz, aqui homenageado, o qual fará uma conferência a não perder.
Bwakaw – Jun Robles Lana (2012)
Ekstra – Jeffrey Jeturian (2013)
Magkakabaung | the coffin maker – Jason Paul Laxamana (2014)
My Life with a King – Carlo Enciso Catu (2015)
Area – Luisito Lagdameo Ignacio (2016)
Baconaua – Joseph Israel Laban (2017)
Rainbow’s Sunset – Joel Lamangan (2018)
Distance – Perci Intalan (2018)
Belle Douleur – Joji Alonso (2019)
Baby Factory – Eduardo Roy Jr. (2011)
As Homenagens
A celebrar os 25 anos da estreia de Darklands, de Julian Richards, filme que foi Prémio da Crítica do Fantasporto antes de receber uma série de prémios internacionais e de lançar mundialmente o seu realizador e produtor, já homenageado no Fantasporto. Darklands será exibido numa cópia restaurada em 4K.
Também com este tipo de restauro, o filme de culto Mute Witness (1995), de Anthony Waller, que foi Prémio Especial do Júri no Festival de Gérardmer. Waller é o realizador, entre outros, do conhecido American Werewolf in Paris.