44.º Fantasporto: O Regresso do Fantástico Tradicional

Nomes marcantes do cinema de género marcam a seleção.

1 a 10 de março de 2024 no Batalha Centro de Cinema.

O Fantasporto 2024 – 44.º Festival Internacional de Cinema do Porto apresenta a programação desta nova edição com forte tendência de Cinema Fantástico. 


O festival decorrerá no Batalha Centro de Cinema de 1 a 10 de março e exibirá cerca de 100 filmes de 34 países, todos inéditos e em estreia nacional, europeia, internacional e mesmo mundial.


Estarão presentes a maioria dos realizadores e equipas dos filmes em competição, bem como representantes das produtoras, agentes de vendas e meios de comunicação internacionais e portugueses.

Como sempre, o programa inclui 4 competições: a principal, o Cinema Fantástico com 30 longas, uma secção que inclui uma outra de curtas-metragens, a Semana dos Realizadores, a Orient Express, dedicada a filmes asiáticos, e a competição do Prémio de Cinema Português.

O Fantástico regressa em força no Fantasporto 2024 

Com o seu The Forbiden Play, em estreia europeia, Hideo Nakata é um dos mais famosos realizadores japoneses do cinema de horror e destaca-se pelo seu filme The Ring (1998), considerado pelo The Guardian como um dos melhores 100 Filmes de Todos os Tempos. Multipremiado, realizou filmes como Ring 2 (1999) ou Dark Water (2002).

The Witch Game traz de volta Fabián Forte, um dos mais premiados realizadores argentinos da atualidade. Conhecido por Dead Man Tells His Own Tale (2016), La Corporacion (2012), foi vencedor do festival de San Francisco com Mala Carne (2003). No Fantasporto, apresentou Legions (2022), a sua longa-metragem anterior.

A surpresa do ano vem dos produtores do maior êxito de receitas japonês: Godzilla Minus. Trata-se de The Floor Plan, de Junichi Ishikawa, um filme da afamada Toho, a mais marcante produtora de cinema asiático, que será apresentado no Porto em antestreia mundial. O realizador Junichi Ishikawa é conhecido por April Fools (2015) e Mixed Doubles (2017).

Em destaque também Post-Mortem, de Péter Bergendy. A primeira longa-metragem do realizador foi a comédia Stop Mom Teresa! em 2004. Seguiu-se The Exam e Trezor, o primeiro filme de televisão húngaro nomeado para um Emmy, em 2020. Post-Mortem venceu os prémios de Melhor Realização e Melhor Argumento no Fantasporto 2021.


Baby Assassins 2: Babies, de Hugo Sakamoto, volta também ao Porto. Depois do êxito de Baby Assassins, apresentado no Fantas, apresenta-se este ano a sequela. Humor e artes marciais a grande velocidade e intensidade num argumento inesperado.


O realizador japonês é conhecido por Baby Assassins (2021), Hangman’s Knot (2017) e Yellow Dragon’s Village (2021).

Baby Assassins 2: Babies, de Hugo Sakamoto

Os chineses chamam-lhe o novo Blade Runner… É um excelente filme, mas será um exagero essa comparação. No entanto, é uma boa tentativa. Trata-se de Mutant Ghost Wargirl, de Binjie Liu. Num mundo futuro, uma misteriosa organização chamada Medusa Corp especializa-se na Guerra do Futuro, onde o trunfo é a fusão genética.

Cold Meat, de Sebastien Drouin é um thriller violento. Preso no automóvel por causa da neve, um homem tem um desafio inesperado com o que leva na bagagem. Emocionante, o filme é servido por uma realização ágil do francês Sébastien Drouin.

Surrogate, o novo filme de King Palisoc, realizador de Tandem, será apresentado em antestreia mundial no Fantasporto 2024. Uma história cheia de imaginação nos parâmetros clássicos, com diabos, possessões e crianças maléficas. Com efeitos especiais notáveis, num trabalho de produção pouco vulgar nas Filipinas.

Dois imortais e uma mulher que repete encarnações são apanhados numa maldição que dura há mil anos e os faz encontrarem-se de 100 em 100 anos. Este é o tema de The Shoreline, de Takeo Kikucho, realizador japonês, conhecido por Dear Deer (2015), My Retirement, My Life (2018) ou Bokyo (2017).

La Sombra del Tiburón, de Gonzalo López Gallego, é terror espanhol em antestreia mundial, com excelentes interpretações de Alba Galocha e Denís Gomez. Um dos mais intrigantes e assustadores filmes do Fantas 2024. Gonzalo López Gallego, premiado em diversos festivais, tem em Nómadas (2001) o seu filme mais marcante.

Megalomaniac, de Karim Ouelhaj, filme integrado na Retrospectiva que é dedicada a este surpreendente realizador belga, traz-nos um filme  de horror visceral com uma excelente interpretação de Eline Schumacher, no seu primeiro papel no cinema. Filme vencedor do Fantasporto 2023.

Temos também Clawfoot, de Michael Day, um realizador e produtor norte-americano premiado como revelação no Indiefest Film Awards. É conhecido por Rare Objects (2023) e The Kill Room (2023). Um jogo psicológico onde não se sabe quem vence, quem sabe tudo, quem tem a liderança? Com Francesca Eastwood, um novo talento, premiada com um Miss Golden Globe, e Milo Gibson, filho de Mel Gibson, ator de Hawksaw Ridge.

Um título sugestivo para o filme do canadiano Kevin T. Landry, Jour de Merde. Uma história plena de suspense e terror e que se desenvolve sempre de modo a surpreender o espectador. Este filme foi selecção do Fantasia Festival.

Há quem diga que ganha o Fantasporto: Halfway Home, do húngaro Isti Madarász. Christian é guarda da noite de uma morgue e ignora que os mortos não estão calmos durante o seu turno. Uma criatura monstruosa tenta tudo para os fazer cair nas suas garras. Novo filme do realizador de Loop, apresentado no Fantasporto em 2017.

From the End of the World, super produção de Kazuaki I Kiriya, traz ao Fantas a ficção científica. Fabulosas viagens no tempo, desde os samurais até ao presente. Um surpreendente tratamento de imagem e excelentes interpretações, especialmente da jovem Aoi Ito.

The Invisible Fight de Rainer Sarnet


The Invisible Fight de Rainer Sarnet um filme bem divertido do realizador estoniano, já conhecido do Fantas através do aí também premiado November, traz-nos uma comédia fantástica onde não faltam rockers e monges voadores! Tudo começa num mosteiro ortodoxo onde os monges misturam religião e kung fu. Um delírio visual que envolve heavy metal e uma Madonna.


La Mujer Dormida, de Laura Alvea


La Mujer Dormida, de Laura Alvea, surpreende-nos com um filme de terror. O cinema espanhol continua a apostar no género, aqui num filme muito na linha dos filmes de terror de John Carpenter, onde os saltos na cadeira do cinema são obrigatórios.


Comrade Drakulich, de Mark Bodzsár, integrando a retrospectiva Visions of Hungarian Cinema, traz-nos uns vampiros que têm a polícia secreta à perna, usando tudo o que podem para os afastar. Multipremiado nos mais prestigiados festivais de cinema fantástico, o realizador Mark Bodzsár venceu o Prémio de Melhor Filme na Semana dos Realizadores do Fantasporto 2014 com a sua primeira longa-metragem, Heavenly Shift.

The Hyperborean, do canadiano Jesse Thomas Cook, traz-nos mais uma obra de ficção científica. Filme vindo de um realizador bem conhecido do Fantasporto, onde já apresentou Monster Brawl e, no ano passado, o divertido Cult Hero.

Woman in the Maze, de Mitesh Patel, é um dos filmes de género mais premiados no ano passado em mais de 30 festivais internacionais. Uma mulher arrenda uma casa e nada do que esperava acontece. Por alguma razão, ao ficar presa entre aquelas paredes, a mulher tem de encontrar a solução para se libertar e sair finalmente da casa. Uma história de desespero e horror.

The Well, de Federico Zampaglione, traz-nos monstros vários, heroínas em dificuldades e bruxas do passado que fazem deste filme uma homenagem à melhor tradição do giallo e do fantástico clássico.