Apresentação do livro «Os Melhores Contos da Fábrica do Terror – Vol. 1».

Dia 15, tivemos o grande orgulho de apresentar, no MOTELX, o nosso primeiro livro.

Simpatizantes da Fábrica e amigos da escrita de terror apareceram em grande número para dar as boas-vindas a vários autores que lá se encontravam e a um livro muito especial.

Fotos: Inês Rochinha

Ricardo Alfaia

O nosso livro está à venda!

Pedro Lucas Martins | Sandra Henriques | Ricardo Alfaia

Como muitos dos nossos seguidores sabem, este projeto (Fábrica do Terror) nasceu e foi criado somente pela vontade de divulgar o terror feito em Portugal. É um portal para os amantes do género se informarem. Além disso, queremos provar que há artistas incríveis no nosso país que merecem uma plataforma onde possam mostrar a sua arte.
Uma dessas artes é a escrita, e a submissão de contos, como diz a nossa editora-chefe Sandra Henriques, é um dos grandes pilares da Fábrica.

Sendo nós próprios autores, a escrita tem, naturalmente, um espaço especial no nosso coração. Não é de estranhar, então, que a lógica consequência fosse o desejo de editar um livro com os melhores contos recebidos.

Ao princípio, não sabíamos quanto (e o que) iríamos receber e quanto tempo demoraria até termos material suficiente para criar esse livro. No entanto, num curto espaço de tempo, percebemos que esse objetivo se poderia concretizar mais cedo do que pensávamos. A quantidade e, acima de tudo, a qualidade dos textos enviados deu-nos uma alegria imensa, o que alimentou a esperança de conseguirmos pôr no papel aquilo que recebíamos dia a dia. E conseguimos!

Na sexta-feira, dia 15 de setembro, tivemos o grande orgulho de apresentar, no lounge do MOTELX, frente ao Cinema São Jorge e em plena Avenida da Liberdade, o nosso primeiro livro. Naquela aprazível noite, juntámo-nos todos para comemorar uma iniciativa marcante na literatura de terror em Portugal. Sandra Henriques, Pedro Lucas Martins e o autor destas palavras, Ricardo Alfaia, tiveram a honra de exibir as primeiras cópias físicas do livro.


Fomos muito bem acolhidos por um grande grupo de pessoas. Simpatizantes da Fábrica e amigos da escrita de terror apareceram em grande número para dar as boas-vindas a numerosos autores que lá se encontravam e a um livro muito especial, um livro que conta com 37 contos, selecionados e editados por Pedro Lucas Martins, de 37 autores com vozes talentosas e únicas.


Pedro Lucas Martins, como editor literário, abriu a apresentação com uma descrição detalhada do projeto e do trabalho muito produtivo com os autores, a quem agradeceu pela confiança mostrada. Explicou os motivos de escolha dos contos e incentivou autores não publicados a continuarem a submeter contos à Fábrica. «Todos serão lidos», disse. Passou a palavra a Sandra Henriques, que falou sobre o nosso projeto e salientou a importância de todos os autores, sem exceção e muito rapidamente, terem acordado em fazer parte desta antologia. Agradeceu, em nome da Fábrica, a todos. Depois, tive eu muito gosto em falar um pouco sobre o design e a paginação da obra. Espero que todos os autores se encontrem nos títulos personalizados e que apreciem o modo como o fiz. Este livro foi feito, em primeira linha, para vós.

A seguir às nossas palavras, houve tempo para perguntas interessantes do público, tanto a nós como aos autores. Falou-se sobre edição, design e inspirações. A apresentação terminou com autógrafos, conversas amigáveis entre autores e a assistência e com a venda dos primeiros exemplares.

Ao relembrar a noite, noto que a palavra mais usada e o sentimento mais expressado foi a gratidão. E assim, gratos pelo sucedido e por uma noite extraordinária, despedimo-nos de todos com um grande… obrigado!