«Laranjas Sangrentas» — Estreia em Portugal dia 9 de junho

Grande vencedor do prémio do público do MOTELX 2021

A segunda longa-metragem de Jean-Christophe Meurisse estreia a 9 de junho, em exclusivo no Cinema Ideal, em Lisboa.

Uma sessão com o carimbo do MOTELX, que continua a promover o melhor do cinema de terror de todo o mundo.

Laranjas Sangrentas, o vencedor do Prémio do Público do MOTELX em 2021, realizado pelo ator/encenador Jean-Christophe Meurisse, tem estreia marcada para o dia 9 de junho, às 21 h 30, na sala lisboeta Cinema Ideal, no Bairro Alto.

Esta comédia negra — a terceira película da carreira do francês enquanto realizador — satiriza, num formato mosaico, vários sectores da sociedade francesa contemporânea. Dessa forma, o filme desenrola-se através de diferentes histórias em simultâneo, cujo terror resulta do misto de atualidade e imprevisibilidade das mesmas: um casal de reformados assoberbados em dívidas tenta ganhar um concurso de dança, um fraudulento ministro da Economia é suspeito de evasão fiscal, uma adolescente encontra um maníaco sexual, e um jovem advogado tenta subir na hierarquia social. Nestes contextos sociais e assombrados que se cruzam, as reviravoltas são tão inesperadas como aterrorizantes.

Meurisse, que se inspirou em situações verídicas para vestir as suas personagens e tramas, defende que Laranjas Sangrentas apresenta «uma visão crítica da sociedade francesa, mas que a melhor homenagem que um artista pode prestar ao seu país é criticá-lo». E remata que «as laranjas sangrentas são as personagens, somos nós, o povo francês».


Com um desenrolar surpreendente e um desfecho inesperado, o filme que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes, em 2021, bebe dos westerns de Sam Peckinpah e do clássico Deliverance, de John Boorman.


 

O site de cinema ScreenAnarchy considera que, em Laranjas Sangrentas, «Meurisse eleva o Novo Burlesco francês a um lugar sombrio», o Screen Daily escreve que a longa-metragem é «um ataque verbal e visual violento ao politicamente correto». A revista Variety revela que «depois de uma primeira parte de humor satírico, Laranjas Sangrentas dá uma reviravolta para tornar ainda mais pesado e convincente tudo o que foi apresentado anteriormente». «Poucos filmes mudam de estilo a meio e ainda menos o fazem com sucesso», acrescenta.

Laranjas Sangrentas tem estreia nacional agendada para o dia 9 de junho, às 21 h 30, em exclusivo no Cinema Ideal, em Lisboa, pela mão do MOTELX.

 

Bilhetes: 

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Cinema Ideal, todos os dias, a partir das 13 h 30.

6 € – quinta-feira (Dia Ideal),
Cartão Jovem, Cartão de Estudante, Desempregados (IEFP), + de 65 anos

7 € – Normal

 

www.cinemaideal.pt