Muro dos brinquedos

Se passar pelo bairro Madre de Deus, faça um desvio até à Azinhaga da Salgada — a Fábrica recomenda. Um terreno baldio com vista para a linha do comboio é tema de conversa.

Por Marta Nazaré, Maria Varanda e Cláudio André Redondo

 

***

 

Num curto espaço de tempo, as suas vedações foram decoradas — por um senhor que ocupa o terreno com as suas galinhas e gatos — com dezenas de bonecos.

Podem encontrar desde peluches, nenucos, chupetas, um Shrek com viseira a conduzir um carro de corrida, Barbies, duas ou três versões do Noddy e até um ou outro boneco de pelúcia de coleções comerciais. Tudo embelezado com flores artificiais e enfeites de Natal. É um curioso arco-íris cujas cores vão sendo esbatidas pelo sol e pela chuva.

Não se espante: há uma cadeirinha de bebé apenas para a gata do terreno dormir a sesta.

O Sr. J. (como lhe chamaremos para manter a sua privacidade) conta que o único motivo para a exposição é o de gostar de bonecas, mas, puxando pelo tema, dá ao visitante mais um ou dois dedos de conversa. Diz apenas querer dar uma casa a brinquedos que vai encontrando e colorir a entrada do terreno.

Se gostar de peculiaridades, visite o muro dos bonecos na Azinhaga da Salgada. Tenha só uma precaução: no meio da multidão de bonecada, há um ou outro palhaço escondido, que causará aos mais fracos de coração tudo menos uma boa risada.

 

Fotografias: Cláudio André Redondo

O muro dos brinquedos do Sr. J. no bairro Madre de Deus em Lisboa.