«Mansão Assombrada» (2023)

Um filme disponível na Disney+, com realização de Justin Simien e argumento de Katie Dippold.

Lembram-se do filme com Eddie Murphy, Marsha Thomason e Jennifer Tilly num casarão cheio de fantasmas? Também fez parte da vossa infância? Pois bem, a Disney decidiu que estava na altura de um novo Haunted Mansion.

Maria Varanda

O nosso livro está à venda!

Passaram-se 20 anos e eu ainda me divirto a ver o filme Mansão Assombrada (isto desde que não me lembre de que já passaram VINTE anos). Foi, por isso, com uma dose significativa de entusiasmo que recebi a notícia de um remake. Sei o que vão dizer: «Mansão Assombrada não é terror». Informo vossas excelências de que o filme de 2023 está classificado exatamente como isso: TERROR. Aliás, o IMDB deveria ter uma categoria de terror infantojuvenil e, se bem se recordam, a nossa Marta sugeriu este filme na sua coluna Sustinhos.

Bem, o orçamento para esta brincadeira da Disney diz-nos que foi tudo menos uma brincadeira, mas o valor arrecadado é incrivelmente inferior ao despendido para as filmagens. Não entendo como é que estas coisas acontecem; a verdade é que a Mansão Assombrada tem todos os elementos necessários a um filme de sucesso e é um remake justo para o original. Tenho opiniões pouco populares, aparentemente.

Mansão Assombrada (2023) tem crenças e descrenças, ciência e magia, risadas e lágrimas, e tem, até, uns sustinhos pelo meio. O elenco é sublime (Rosario Dawson, Danny DeVito, Jared Leto, Owen Wilson e a rainha Jamie Lee Curtis) e justificativo do orçamento elevado do filme. A magia está presente e as «clássicas» e amigáveis caracterizações da Disney fazem lembrar o original. O enredo é completamente diferente, o que é uma lufada de ar fresco, fazendo deste Mansão Assombrada algo mais do que um simples remake.


Há coisas que poderiam estar melhor? Claro que sim, mas estou ainda demasiado envolvida na magia Disney para me queixar — aproveitem, é coisa rara. Podem ver Mansão Assombrada na plataforma de streaming Disney+.