VI edição de Festival de Cinema Fantástico

atrai mais de 200 participantes de todo o mundo

O Madeira Fantastic Filmfest decorre de 15 a 19 de março e inclui uma homenagem ao cineasta português António de Macedo.

De 15 a 19 de março, o Auditório da Reitoria-Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira servirá de palco à sexta edição do Madeira Fantastic FilmFest, o primeiro evento regional dedicado ao cinema dos géneros fantástico e terror. A produção do festival está ligada ao Cinema 4 Latas Coop.V., entidade cultural responsável pela organização do Rural Film Fest, que ocorre em Espanha. Foi acolhida pela Universidade da Madeira e pelo Clube Universitário de Cinema, pela Associação de Filme, Televisão e Multimédia da Madeira (AFTM), que possibilitaram, conjuntamente, a realização desta sexta edição, cuja direção operacional se encontra a cargo de Nohelia Rodrigues Andrade, Jaume Quiles e Alberto Gutierréz.

A destacar, nesta edição do MFFF, o número de inscrições, que chegou às 242, e o «elevado nível de qualidade dos trabalhos submetidos para apreciação e seleção», refere a direção do festival, que recebeu «inscrições de todo o mundo através das plataformas Filmfreeway e Festhome, sendo que o maior número de inscritos tem origem nos Estados Unidos da América, seguidos de França, Espanha, Portugal e da Alemanha».

Na seleção oficial Melhor Curta Nacional, estão a competir três produções: Equação Divina, de Ricardo Machado, Meu Castelo, Minha Casa, de José Mira, e Reverso, de Victor Santos. Na categoria Melhor Curta Madeirense: ÆTERNUS, de Michel Koch-Fischer de Freitas. Para Melhor Curta Internacional, estão 19 filmes em competição e três filmes na categoria de Melhor Longa Internacional. Todas as exibições são gratuitas e o público pode votar no seu filme favorito, ao qual será atribuído o Prémio Z.

O júri da Categoria Nacional é composto pelo Professor da UMa, Carlos Valente, e por Maria João Gouveia, apresentadora do MFFF.  Na Categoria Internacional, fazem parte do júri: Pedro Pão, diretor do Screenings Funchal, e Virgílio Marcelo Jesus, coordenador de Cinema da MHD e editor de conteúdos SEO em diferentes jornais digitais.

 

Homenagem a António de Macedo

O Madeira Fantastic FilmFest, em parceria com o Screenings Funchal e com o apoio da Nitrato Filmes e KINTOP Filmes, fará uma homenagem ao cineasta português António de Macedo (1931–2017).

Interessado em explorar as possibilidades tecnológicas do meio cinematográfico e em desenvolver um cinema de cariz fantástico, a obra de António de Macedo é difícil de classificar no seio do cinema português. Lutou arduamente contra os cortes que a censura lhe impôs, antes e depois do 25 de Abril, quando a Igreja Católica tentou impedir a estreia de As Horas de Maria, esforço que o tornaria no blasfemo filme português mais polémico de sempre.

Sobre o realizador, diz João Monteiro, diretor e programador do Festival de Cinema Internacional de Lisboa (MOTELX): «foi o primeiro a ir a Veneza, o primeiro a estar em Cannes, o primeiro a filmar um nu integral, a usar jazz e eletrónica; é o único cineasta com obra contínua no campo do fantástico e ninguém sabe, ninguém se lembra».

João Monteiro apresentará no dia 18, às 17 h, o seu documentário Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo, vencedor do Prémio de Melhor Documentário nos Prémios Sophia, em 2018,seguindo-se uma palestra sobre o realizador. Para finalizar, no dia 19, às 18 h, exibiremos o último filme realizado por António de Macedo, O Segredo das Pedras Vivas (2016), cuja estreia mundial decorreu no festival MOTELX, em 2016.

A programação completa do festival está disponível em www.madeirafantasticfilmfest.com